A Força Aérea Indonésia (TNI AU) planeja comprar dois esquadrões de caças F-16 Block 72 Viper, fabricados nos EUA, enquanto a compra de 8 a 10 jatos russos Su-35 ainda está na espera.
“Vamos comprar dois esquadrões no próximo plano estratégico 2020-2024. Compraremos o mais novo tipo de F-16 Viper Block 72”, disse o chefe do Estado-Maior da Força Aérea da Indonésia, Marshal Yuyu Sutisna, na Base Aérea Roesmin Nurjadin em Pekanbaru, capital da província de Riau, na segunda-feira (28/10).
“A proposta para a compra do F-16 Block 72 Viper deve ser processada a partir de 1º de janeiro de 2020, para que os caças F-16 Viper Block 72 aumentem nossa força”, disse ele.
Ele observou que atualmente a Indonésia tem 33 jatos F-16 Fighting Falcon que até agora eram um dos principais armamentos da força aérea do país. Os caças estão estacionados com o Esquadrão 16 da Base Aérea Roesmin Nurjadin em Pekanbaru, província de Riau, e com o Esquadrão 3 da Base Aérea Iswahjudi em Madiun, em Java Oriental.
A TNI AU informou também planeja comprar caças Sukhoi 35 fabricados na Rússia nos próximos cinco anos, afirmou.
A declaração do chefe de aviação de que os jatos Su-35 seriam comprados nos próximos 5 anos, e não no próximo ano, coloca um grande ponto de interrogação na compra. Reportagens no início deste ano afirmavam que a proposta de compra havia sido finalizada e restavam apenas as formalidades.
Um executivo da russa Rostec declarou durante o LIMA 2019 que as eleições na Indonésia atrapalharam a assinatura do contrato Su-35 e que o acordo seria concluído logo após as eleições.
É questionável por que o TNI-AU precisa dos Su-35s se pretende comprar os F-16V de última geração que vêm equipados com algumas das armas e sistemas eletrônicos usados no F-35.
Comentários